A história do Avaí Futebol Clube


A história do Avaí Futebol Clube teve início em 1923 quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis.

O comerciante, apaixonado por futebol, resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de “ternos” como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. Uma curiosidade que talvez alguns torcedores não saibam é que as cores foram escolhidas em homenagem ao Clube de remo, Riachuelo.

Fundação do Avahy Foot-ball Club


No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas decidiram, em conjunto com o comerciante, fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria “Independência” e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn.

Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas idéias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que estava sendo fundado. O argumento do Sr. Arnaldo era que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time e até terminar de falar “Independencia” o outro time já teria empatado o jogo. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy.

Neste momento, todos apoiaram a idéia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! E desta maneira, entusiasmada e convicta, teve início a história cheia vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.


Ídolos

Em 1998 foi realizada uma pesquisa para escalar uma seleção com os melhores jogadores do Avaí de todos os tempos. Participaram da pesquisa, torcedores, jornalistas e ex-atletas do clube.

A Seleção de todos os tempos foi composta pelos seguintes ídolos:

• Goleiro: Adolfinho;
• Defesa: Loló, Fateco, Veneza e Procópio;
• Meio campo: Zenon, Beck, Bráulio e Felipinho;
• Ataque: Saul e Nizeta.

Além dos jogadores que fazem parte da “Seleção de todos os tempos”, os torcedores do Avaí têm como ídolos:

Goleiros:
César Silva, Jorge Fossati e Eduardo Martini.

Defensores:
Deodato, Loló e Émerson.

Meio-campistas:
Balduino, Beck, Belmonte, Zenon, Adilson Heleno e Marquinhos Santos.


Atacantes:
Cavallazzi, Décio Antônio, Evando, Juti, Toninho Quintino e Saul Oliveira.

Uniforme - Oficial CBF 2016


Pesquisa / Montagem / Edição: JF Hyppólito