A história do Fluminense Football Club


O Início do Futebol no Rio 

Uma sucessão de eventos surgiu antes da fundação do Fluminense Football Club

Após a vitoriosa iniciativa de Miller, começaram a surgir em São Paulo outros times, como o Sport Club Internacional e o Club Atlético Paulistano. O futebol no Brasil finalmente ganhava espaço.

No Rio de Janeiro o primeiro clube fundado para a prática de esportes terrestres foi o Club Brasileiro de Cricket. Em suas reuniões, sempre eram prestigiados com a presença da sociedade local e da Princesa Isabel. Entretanto, a agremiação ficou apenas no cricket e nas corridas.

A reunião foi presidida por Manoel Rios e secretariada por Oscar Cox e Américo Couto. Por proposta de João Carlos de Mello e Virgílio Leite, Oscar Alfredo Cox foi aclamado primeiro presidente do clube, assumindo então os trabalhos e passando Manoel Rios para secretário. Outra proposta de João Carlos de Mello foi aprovada, os vinte presentes na reunião seriam considerados os fundadores do clube.

Foi Oscar Alfredo Cox quem introduziu o futebol no Rio de Janeiro, depois de concluir seus estudos no Colégio de La Ville, em Lausanne, Suíça, onde jogou e aprendeu a gostar do futebol, tendo ficado empolgado com o novo esporte que conhecera.


No dia 22 de setembro de 1901, o jovem Cox, conseguiu formar uma equipe tendo então partido com a turma – Rio Team – rumo a Niterói, com a finalidade de enfrentar um time formado somente por ingleses no campo do Rio Cricket. O resultado da primeira partida de futebol realizada no Rio de Janeiro foi 1 x 1, com Júlio Moraes assinalando o gol a favor dos cariocas.

Depois os ingleses vieram ao Rio e mais duas partidas foram disputadas no campo do Paysandu Cricket Club, sucessor do Club Brasileiro de Cricket. Mais dois empates foram registrados.

A equipe organizada por Cox formou com Clyto Portela; Etchegaray e Schuback; M. Frias, Cox e Max Naegely; Costa Santos, E. Moraes, Nóbrega, Júlio Moraes e F. Frias.


O Rio Team - Primeira equipe de futebol montada no Rio de Janeiro. Atletas que representaram a cidade, na primeira partida contra os paulistas, em 19/10/1901. Em pé, da esquerda para a direita: Mario Frias, Walter Schuback e Louis da Nóbrega; Agachados: Oscar Cox, A. Wright e J. McCulloch; Sentados: Francis Walter, Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Júlio de Moraes e Félix Frias. Foto tirada em 1901 (acervo do F.F.C.)

Empolgado com o sucesso dos três jogos, Oscar A. Cox programou uma excursão a São Paulo. Ainda em 1901, manteve entendimentos na capital paulista com René Vanorden, do Sport Club Germânia, e quando René apresentou a ideia a outros companheiros, Ibánez Sale, do Paulistano; Armando Costa, do Internacional; Charles Miller, do Fox Rule e Boyes, do São Paulo Athletic a promoção de Cox foi logo aprovada. No dia 19 de outubro de 1901, no campo do São Paulo Athletic, lá estavam os cariocas para enfrentarem os paulistas, no que seria o primeiro encontro entre o futebol dos dois grandes centros.

Cox havia feito algumas alterações na equipe. Colocou Schuback no gol e Mário Frias e Nóbrega na zaga. O meio campo foi modificado, ficando armado com Cox, Wright e Cullock, enquanto no ataque, houve apenas a entrada de Walter na ponta direita, passando Haroldo da Costa Santos para o lugar de Nóbrega. A equipe carioca jogou com o nome de Rio Team e, na final, obteve mais um empate. Desta vez em 2 x 2, sendo os gols cariocas marcados por Frias – o primeiro do jogo – e Cullock. No dia seguinte novo confronto se realizou no mesmo local e teve como resultado o empate em 0 x 0.


Surgia a legenda Fluminense Football Club 

A delegação retornou de São Paulo de trem – ainda de madeira na época – e, durante a viagem, surgiu a ideia de se fundar no Rio de Janeiro um clube para a prática do futebol.

Em novembro, uma reunião foi programada e cartões foram distribuídos, convidando várias pessoas para o encontro. Frias, C. Robinson e Oscar Cox foram os promotores e a mesma marcada para o dia 30 de novembro de 1901, às 20h30, na sede do Laranjeiras Club. A reunião visava a fundação do Rio Football Club.


Foto tirada por Antonio Campos, no dia 20 de outubro de 1901, os rapazes que fizeram o primeiro jogo interestadual. Era a despedida de São Paulo do chamado "Rio Team", pois ainda não existiam clubes cariocas na época - foto de propriedade de Afonso Teixeira de Castro

Na histórica data de 21 de julho de 1902
Rio de Janeiro era fundado o Fluminense Football Club.
20 sócios fundadores do clube 

1 – Horácio da Costa Santos

2 – Mário Rocha

3 – Walter Schuback

4 – Félix Frias

5 – Mário Frias

6 – Heráclito de Vasconcelos

7 – Oscar Alfredo Cox

8 – João Carlos de Mello

9 – Domingos Moitinho

10 – Luís da Nóbrega Júnior

11 – Arthur Gibbons

12 – Virgílio Leite

13 – Manoel Rios

14 – Américo da Silva Couto

15 – Eurico de Moraes

16 – Victor Etchegaray

17 – A. C. Mascarenhas

18 – Álvaro Drolhe da Costa

19 – Júlio de Moraes

20 – A. H. Roberts

Escudo