A história do Atlético Clube Goianiense

Fundado em 2 de abril de 1937 com raízes no bairro de Campinas e tendo um Dragão como mascote, o Atlético Goianiense é pioneiro no futebol de Goiânia e foi o primeiro clube a conquistar um título estadual em 1944.

Por escolha da maioria dos fundadores, inspirados no Flamengo, o uniforme tem as cores vermelha e preta e o escudo segue os moldes do São Paulo. Participaram da fundação do Atlético os irmãos Nicanor Gordo – primeiro presidente do conselho deliberativo -, Alberto Alves Gordo e Afonso Gordo, Edson Hermano, primeiro goleiro do clube, João de Brito Guimarães, João Batista Gonçalves, Ondomar Sarti,Benjamim Roriz, entre outros. 

O primeiro presidente foi Antônio Accioly, descrito por atleticanos que o conheceram como um homem que vivia pelo Atlético. Foi ele quem conseguiu o terreno para a construção do estádio do clube que leva o seu nome. Era conhecido por resolver todos os problemas do clube, principalmente os financeiros.

Equipe do Atlético Goianiense na década de 1940.


Conquistas 


Ao longo dos anos, o Dragão conquistou três títulos em âmbito nacional. O primeiro foi o Torneio da Integração Nacional, que foi disputado por 16 equipes de diferentes estados brasileiros em 1971. 

O Atlético ainda foi bicampeão nacional, com os títulos da Série C em 1990 e 2008. 

Bi-Campeão Brasileiro Serie C 2008 


Porém, o clube passou por dificuldades no começo do século 21 devido más administrações e chegou próximo de seu fim, inclusive com a demolição e abandono do estádio Antônio Accioly. Em 2003, pela primeira vez em sua história, o clube caiu para a segunda divisão do Campeonato Goiano, de onde não conseguiu sair no ano seguinte. 

Em 2005, com a ajuda de verdadeiros torcedores e abnegados, dentre eles o atual presidente Maurício Sampaio(à época atuando como vice), o atual presidente do Conselho, Jovair Arantes, ex-presidentes como Wilson Carlos e Valdivino de Oliveira e outros importantes beneméritos, o clube ressurgiu, o estádio Antônio Accioly foi reconstruído e o Dragão foi o campeão da divisão de acesso, conseguindo o retorno à elite do futebol goiano. 

Dois anos depois, após 19 anos de jejum, o Atlético voltou a conquistar um título estadual, em uma campanha que ficou marcada na memória do torcedor rubro negro. 

Craques



Alguns craques que ficaram conhecidos em todo Brasil e no exterior, foram revelados pelo ACG 
Baltazar, o Artilheiro de Deus, que atuou pelo Grêmio, Flamengo, Palmeiras, Goiás e Atlético de Madrid (Espanha), foi um dos principais jogadores que começaram suas carreiras no Dragão. 

Júlio César o Imperador, que brilhou pelo Flamengo e Valdeir, o The Flash, ídolo no Botafogo, também foram revelados 


Os Goleadores

Pelo Atlético passaram os maiores goleadores do futebol goiano. Aqui nos atemos aos jogadores atleticanos que chegaram ao final dos campeonatos como os principais artilheiros:

1944 - Ari - 8 gols 
1947 - Dido - 17 gols 
1948 - Tarzan - 21 gols 
1949 - Tarzan - 18 gols 
1955 - Fábio - 21 gols 
1970 - Dadi - 13 gols 
1972 - Dadi - 12 gols 
1978 - Baltazar - 31 gols (Recordista absoluto) 
1985 - Bill - 21 gols 
2002 – Rubsen – 15 gols 
2007 – Fábio Oliveira - 18 gols 

O MASCOTE DRAGÃO 



Uniforme - CBF 2016


Pesquisa / Montagem / Edição: JF Hyppólito