America F.C - O Coelho Mineiro



O América Futebol Clube foi fundado em 30 de abril de 1912 por garotos da elite de Minas Gerais, em sua quase totalidade estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", onde as aulas eram dadas em inglês, por professores norte-americanos na maioria. O nome do clube foi escolhido por sorteio. Entre os nomes estava "América Foot-ball Club", em homenagem aos Estados Unidos da América e por, Afonso Silviano Brandão (sobrinho do então governador de Minas Gerais, Bueno Brandão) ser torcedor do América do Rio de Janeiro.

Foto dos Pioneiros - O primeiro time da história


O time de futebol já havia sido criado um ano da fundação oficial do América, mas esta equipe, que não tinha nome, teve que ser desfeita por causa dos estudos dos participantes e durou somente seis meses. Porém, os garotos se reuniram novamente e decidiram recriar o clube na mesma data, um ano depois. As cores verde e branca também foram escolhidas também por sorteio.

No período de sua fundação, o América jogos contra times formados por garotos de 13 ou 14 anos, mesma idade de seus idealizadores. Em setembro 1913, o Minas Gerais, fundado na mesma data se extinguiu, e o presidente de honra dos dois clubes, que era prefeito de Belo Horizonte resolveu ceder ao América o Patrimônio do Minas Gerais, um campo de futebol, com suas traves. Na mesma época, três dos fundadores do Atlético-MG, além de meio time, se afastaram e pediram sua inscrição no América. Os meninos que torciam por aqueles atletas fizeram uma reunião para que os estatutos fossem mudados. O clube se tornou time de adultos, somando os atletas de Atlético e Minas Gerais, e os meninos americanos formaram o segundo time. Em homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir os calções brancos por calções negros, se tornando tricolor desde 1913.

Ídolo, escudo e uniforme


Quatro anos depois de ser concebido, o América começou a escrever sua história no futebol. O time conquistou uma série de 10 títulos consecutivos entre 1916 e 1925, liderado por Geraldinho de Carvalho, o primeiro negro a jogar em uma equipe de futebol no Brasil. Em 1933, foi oficializado o profissionalismo. O clube protestou contra isso e mudou suas cores de camisa para vermelho e branco, situação que perdurou por dez anos. Em 1943, retoma cores originais.

O América conquistou os campeonatos mineiros de 1948, 57 e 71, alternando esses títulos com períodos de grande ostracismo. Em 1948, o clube concluiu as obras do estádio Otacílio Negrão de Lima, que foi seu campo até 89, quando comprou o Independência.

Jair Bala foi o artilheiro do Campeonato Mineiro de 1964, com 26 gols.


Em 1993, o time ganhou mais um título estadual, mas, o grande destaque da década foi a conquista do Campeonato Brasileiro Série B, que possibilitou à equipe um lugar na divisão principal do futebol brasileiro. Mas um dos seus piores momentos, o time, único que havia disputado todas as edições do Campeonato Mineiro, caiu para Módulo II do estadual em 2007. No ano seguinte, deu a volta por cima e conquistou e retornou à elite estadual. O clube confirmou sua recuperação ao vencer a Série C do Campeonato Brasileiro de 2009 e garantir o acesso à Série A no ano seguinte.

Fontes: