Futebol: Seleção brasileira de todos os tempos


Hoje, o Brasil vive um momento tenso com a Seleção. O futebol apresentado em 2014 não nos representou. Chegou-se a dizer que o Brasil vive seu pior momento desde que surgiu, há 101 anos. Mas será verdade?

Em dois momentos do passado, após o Brasil ter virado Seleção Brasileira, em caixa-alta, o time passou por momentos em que se imaginou que a magia teria acabado.







Quatro anos depois, 1970, desfilou pelos gramados do México a, talvez, maior seleção de todos os tempos.

Em 1966, após dois títulos mundiais e um belíssimo exemplo de futebol bem jogado e planejamento, o time brasileiro se perdeu. Sem planejamento e com jogadores envelhecidos, parecia que o sonho tinha chegado ao fim. A pior campanha na história das Copas, perdendo para Portugal e Hungria na primeira fase do torneio, fez com que o torcedor se perguntasse: “Acabou o sonho?”.

E novamente, com Pelé e Cia., o Brasil voltou a ser Seleção Brasileira, em caixa-alta. Seis jogos, seis vitórias. Futebol bem jogado e engolindo os adversários, seleções tradicionais.

O segundo momento de crise do futebol nacional foi em 1990. Após 20 anos sem conquistas, uma Seleção que gerava muita desconfiança foi para a Itália. Em um 3-5-2 que não funcionava, Lazzaroni fez com que o Brasil, com alguns talentos, simplesmente se perdesse. Dunga era o símbolo do time daquele período, que ficou conhecido como “Era Dunga”. Para piorar a história, a eliminação foi contra a Argentina, no último duelo entre as duas seleções na Copa.


Mas, com Dunga como seu capitão, o Brasil saiu desse “inferno”. Já na Copa seguinte, foi campeão, soterrando um jejum de 24 anos. E essa equipe campeã tinha como base jogadores que estiveram em 1990. Alguns começando, outros no meio de sua carreira. Taffarel, Jorginho, Dunga, Bebeto e Romário, que se consagrariam em 1994, estavam no pobre time de 1990.

Foi por causa da Seleção Brasileira que o futebol conseguiu se espalhar pelos quatro cantos do Brasil. Foi por causa dela que os clubes brasileiros puderam crescer e aumentar ainda mais a paixão do brasileiro pelo futebol. E é por isso que ela não pode ser abandonada pelo torcedor. Pelo bem do futebol brasileiro. Pelo bem do seu clube do coração. Pelo bem do futebol-arte.

Voltemos a amar a Seleção. Todos nós somos a Seleção!


Abaixo a seleção escalada pelo blog "o maior time do mundo"


Pesquisa Montagem Edição: JF Hyppólito (Blogueiro)